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QUALIDADE

MANUAL DE COMPROMISSO DA DIREÇÃO DA TRANSPORTES SOUZA ARAUJO LTDA

Gestão Responsável

A Direção da Transportes Souza Araújo se compromete a realizar gestão responsável das suas atividades e processos, priorizando o respeito à saúde e à vida, ao meio ambiente e à integridade dos veículos, das instalações e dos bens transportados, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado e do País.

Para tanto e a fim de internalizar esse compromisso nas ações da sua equipe e funcionem como marca e imagem da empresa, definiu os rumos abaixo apresentados:


Fundamentos da Filosofia de Gestão Focada na Melhoria Contínua

Gestão com foco na Melhoria Contínua significa que a Direção da TSA se compromete a realizar análises críticas sistemáticas das suas ações administrativas e operacionais, utilizando-se da metodologia PDCA, de tal forma a identificar oportunidades para aperfeiçoamento, cujo desafio maior é satisfazer os clientes e, mais que isso, fidelizá-los – torná-los parceiros do negócio. 
A Gestão da Melhoria Contínua também pressupõe aumentar os níveis da qualidade dos serviços, através da utilização e análise sistemática de indicadores de desempenho, com metas.


Programa de Responsabilidade Social - PRS

Internamente, a direção da TSA usa os princípios da Norma SA 8000 (Social Accountability) - Norma de Responsabilidade Social.

  • Os principais fundamentos dessa Norma são:
  • Não fazer uso nem apoiar o trabalho infantil;
  • Não praticar nem apoiar o trabalho forçado;
  • Proporcionar ambiente seguro, saudável e livre de perigos para seus funcionários, seja na área administrativa, seja no operacional;
  • Garantir a liberdade de associação & direito à negociação coletiva, caso pertinente e existindo as condições adequadas para isso;
  • Não praticar nem apoiar quem pratique quaisquer tipos de discriminação, nas atividades de contratação, remuneração, acesso a treinamentos, promoção, aposentadoria ou encerramento de contrato de trabalho, devido à raça, religião, costumes, classe social, nacionalidade, idade, sexo, deficiência de quaisquer naturezas, orientação sexual, associação a sindicatos ou afiliação política;
  • Não se envolver nem apoiar práticas de utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal para com os funcionários;
  • Cumprir as leis regionais e federais que determinam os horários e remunerações de trabalho, das horas extras, das férias e das folgas, pertinentes e do segmento de transporte de cargas;
  • Remunerar seus funcionários com soldos capazes de satisfazer as suas necessidades básicas;
  • Implantar Sistema de Gestão capaz de fazer acontecer a Política de Responsabilidade Social, com fóruns para análise crítica de resultados e oportunidades de melhorias.

Externamente, quanto à Responsabilidade Social, ela se orienta no Critério 3 dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ. Os fundamentos desse Critério são:

  • Responsabilidade Socioambiental: as contribuições da TSA para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, do Estado e do País, de forma sustentável, por meio da minimização dos impactos negativos potenciais de seus serviços e gestão na sociedade;
  • Ética e desenvolvimento social: as contribuições da TSA no que diz respeito à ética e transparência na condução de seus negócios, direcionando também esforços para o fortalecimento da sociedade, implementando políticas não-discriminatórias (SA 8000), avaliando e zelando pela sua imagem perante sua equipe, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade.

Política de Qualidade de Vida

A Direção da TSA considera primordial para o atingimento dos seus objetivos, principalmente os econômico-financeiros, capazes de lhe dar sustentabilidade ao negócio, e aqueles ligados ao atendimento das necessidades e expectativas dos seus clientes, que lhe garantam a fidelização dos mesmos e a promoção da Qualidade de Vida da sua equipe.

Para tanto, dentro do seu Programa da Qualidade, que contém PADRÃO ISO 9001, há ações e projetos específicos para a melhoria gradativa dos níveis de Qualidade de Vida.

Por exemplo, as novas instalações da empresa, onde a limpeza e a higiene são fatores essenciais para a excelência da gestão. Além disso, instalações como banheiros, sala de descanso para os motoristas, sala de recepção para visitantes, cozinha, vestiário, sala de lazer e esporte, têm também nível de excelência, evidenciando a política de respeito ao Ser Humano.


Política de Educação & Treinamento

A Direção da TSA entende que o aumento e a manutenção de um nível de Qualidade nos Serviços considerado de excelência, dependem, fundamentalmente, da qualidade da sua equipe. Para tanto, com o advento do Programa da Qualidade, culminando com o PADRÃO ISO 9001, ações específicas estão em andamento. Essas ações envolvem:

  • Critérios diferenciados na seleção e admissão de pessoal, principalmente para a área operacional 
    (caminhoneiros);
  • Treinamento em Direção Defensiva para todos os motoristas;
  • Incentivo efetivo aos funcionários que ainda não possuem ou o ensino fundamental completo ou o ensino médio completo;
  • Programa de treinamento para todos os funcionários nos fundamentos PADRÃO ISO 9001, seu significado para a empresa e seus clientes, bem como em outros Regulamentos e Normas pertinentes ao segmento de negócio da TSA;
  • Programa de treinamento em fundamentos de segurança, saúde ocupacional, responsabilidade social interna e externa e nos princípios do Programa 5S;
  • Programa de entendimento e respeito às leis de trânsito, respeito pelo próximo, primeiros socorros e senso de equipe.
  • Internalização das Normas de Conduta.

Programa de Rastreamento das Movimentações de Veículos - PRMV

Esse programa visa não só otimizar os resultados da empresa, como, também, garantir o cumprimento e o atingimento da missão e visão, elementos basilares da gestão para a excelência da TSA. O foco é o atendimento dos requisitos acordados com os clientes, condição capaz aumentar o grau de fidelidade e parceria. A TSA dispõe de um eficaz rastreamento de seus veículos, em qualquer parte do país, podendo posicionar seus clientes sobre datas e horários prováveis de chegada das cargas, bem como suas condições de integridade, a qualquer momento.


Normas de Conduta para os Funcionários da TSA

Para que todos os funcionários da TSA atuem com senso de equipe, em harmonia, focados nos resultados de sustentabilidade econômico-financeiros e no atendimento dos requisitos dos clientes, foram definidas normas internas de Conduta. A Direção da TSA tem como desafio fazer com que todos possam pautar suas atuações, atitudes e comportamentos, através desses princípios, de forma tal que, como uma marca, os clientes possam visualizá-los nos relacionamentos do dia-a-dia. 
Assim que um novo funcionário é admitido, ele toma conhecimento dessas normas, além do treinamento sobre a empresa, sua atuação e as tarefas que executará na função para a qual foi admitido. A avaliação de desempenho dos funcionários leva em consideração, através de questões específicas, sobre o quanto cada um deles está engajado, comprometido, responsável e, o mais importante, agindo conforme as normas. 
Se for de interesse dos nossos clientes, fornecedores e parceiros, conhecer essas normas de conduta, por favor, façam contato com a gestão da qualidade (qualidade@souzaaraujo.com.br e transporte@souzaaraujo.com.br).


Princípios de Gestão

Os princípios de Gestão da TSA são:

  • Identificar sempre, de forma clara, precisa e completa, as necessidades e requisitos dos clientes;
  • Registrar essas necessidades e requisitos, para servirem de balizamento da gestão antes, durante e depois dos serviços prestados aos nossos clientes (Garantir Rastreabilidade);
  • Cumprir os compromissos assumidos com os clientes; quando não factível, retornar ao cliente, em tempo hábil, para novas articulações de consenso e atrativas para ambas as partes;
  • Priorizar o respeito à vida, à saúde, à integridade das instalações e dos veículos, à segurança e à confiabilidade das operações, à proteção ao meio ambiente e à sociedade, em todas as suas ações de gestão;
  • Capacitar a equipe, progressivamente, para o alcance dos desafios, dos objetivos e da visão e, principalmente, para o atingimento dos princípios estabelecidos no item anterior;
  • Implementar a Gestão de Resultados, priorizando também os econômico-financeiros, capazes de sustentar a empresa e garantir condições para o alcance e prática dos desafios estabelecidos em todas as áreas (Qualidade, Meio Ambiente, Segurança, Saúde Ocupacional, Responsabilidade Social, Missão, Visão, Valores e Objetivos) e, o mais importante, a credibilidade junto a seus clientes e parceiros;
  • Utilizar o mecanismo PDCA, em todas as suas ações de gestão, capaz de instalar na empresa a Filosofia de Melhoria Contínua;
  • Buscar o crescimento, a maior importância e a representatividade para país, através de tecnologias sustentáveis, em todos os sentidos, respeito às leis e normas, cumprindo seus deveres como empresa cidadã, principalmente no que diz respeito às questões sociais, as de respeito ao Ser Humano e ao meio ambiente.

Charles de Souza Araújo
Diretor - Presidente
Rio, 02.01.2008