Qualidade
Gestão Responsável
A Souza Araujo se compromete a realizar gestão responsável das suas atividades e processos, priorizando o respeito à saúde e à vida, ao meio ambiente e à integridade dos veículos, das instalações e dos bens transportados, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado e do País.
Para internalizar esse compromisso nas ações da sua equipe, a Souza Araujo definiu em seu Manual de Compromissos uma série de princípios e ações.
Fundamentos da Filosofia de Gestão Focada na Melhoria Contínua
Gestão com foco na Melhoria Contínua significa que a Direção da TSA se compromete a realizar análises críticas sistemáticas das suas ações administrativas e operacionais, utilizando-se da metodologia PDCA (Plan – Planejar, Do – Fazer, Check – Verificar, Act – Agir), de tal forma a identificar oportunidades para aperfeiçoamento, cujo desafio maior é satisfazer os clientes e, mais que isso, fidelizá-los, torná-los parceiros do negócio.
A Gestão da Melhoria Contínua também pressupõe aumentar os níveis da qualidade dos serviços, através da utilização e análise sistemática de indicadores de desempenho, com metas.
Política de Qualidade de Vida
A TSA considera primordial para o atingimento dos seus objetivos, principalmente os econômico-financeiros, capazes de lhe dar sustentabilidade ao negócio, e aqueles ligados ao atendimento das necessidades e expectativas dos seus clientes, tanto externos, quanto internos.
Para tanto, dentro do seu programa da qualidade, que contém PADRÃO ISO 9001, há ações e projetos específicos para a melhoria gradativa dos níveis de Qualidade de Vida.
Por exemplo, a constante melhoria e renovação das instalações da empresa, onde a limpeza e a higiene são fatores essenciais para a excelência da gestão. Além disso banheiros, sala de descanso para os motoristas, sala de recepção para visitantes, cozinha, vestiário, sala de lazer e esporte, têm também nível de excelência, evidenciando a política de respeito ao Ser Humano.
Política de Educação & Treinamento
Entendemos que o aumento e a manutenção de um nível de qualidade nos serviços considerado de excelência dependem, fundamentalmente, da qualidade da sua equipe. Para tanto, com o advento do Programa da Qualidade, culminando com o PADRÃO ISO 9001, ações específicas estão em andamento. Essas ações envolvem:
- Critérios diferenciados na seleção e admissão de pessoal, principalmente para a área operacional (caminhoneiros);
- Treinamento em direção defensiva para todos os motoristas;
- Incentivo efetivo aos funcionários que ainda não possuem ou o ensino fundamental completo ou o ensino médio completo;
- Programa de treinamento para todos os funcionários nos fundamentos PADRÃO ISO 9001, seu significado para a empresa e seus clientes, bem como em outros Regulamentos e Normas pertinentes ao segmento de negócio da TSA;
- Programa de treinamento em fundamentos de segurança, saúde ocupacional, responsabilidade social interna e externa e nos princípios do Programa 5S;
- Programa de entendimento e respeito às leis de trânsito, respeito pelo próximo, primeiros socorros e senso de equipe.
- Internalização das Normas de Conduta.
Programa de Rastreamento das Movimentações de Veículos – PRMV
Esse programa visa não só otimizar os resultados da empresa, como, também, garantir o cumprimento e o atingimento da missão e visão, elementos basilares da gestão para a excelência da TSA. O foco é o atendimento dos requisitos acordados com os clientes, condição capaz aumentar o grau de fidelidade e parceria. A TSA dispõe de um eficaz rastreamento de seus veículos, em qualquer parte do país, podendo posicionar seus clientes sobre datas e horários prováveis de chegada das cargas, bem como suas condições de integridade, a qualquer momento.
Normas de Conduta para os Funcionários da TSA
Para que todos os funcionários da TSA atuem com senso de equipe, em harmonia, focados nos resultados de sustentabilidade econômico-financeiros e no atendimento dos requisitos dos clientes, foram definidas normas internas de conduta. Temos como desafio fazer com que todos possam pautar suas atuações, atitudes e comportamentos, através desses princípios, de forma tal que, como uma marca, os clientes possam visualizá-los nos relacionamentos do dia-a-dia.
Assim que um novo funcionário é admitido, ele toma conhecimento dessas normas, além do treinamento sobre a empresa, sua atuação e as tarefas que executará na função para a qual foi admitido. A avaliação de desempenho dos funcionários leva em consideração, através de questões específicas, sobre o quanto cada um deles está engajado, comprometido, responsável e, o mais importante, agindo conforme as normas.
Se for de interesse dos nossos clientes, fornecedores e parceiros, conhecer essas normas de conduta, por favor, façam contato com a gestão da qualidade (qualidade@souzaaraujo.com.br e transporte@souzaaraujo.com.br).