Responsabilidade social
Programa de Responsabilidade Social – PRS
Internamente, a Souza Araujo aplica os princípios da Norma SA 8000 (Social Accountability) – Norma de Responsabilidade Social.
Os principais fundamentos dessa norma são:
- Não fazer uso nem apoiar o trabalho infantil;
- Não praticar nem apoiar o trabalho forçado;
- Proporcionar ambiente seguro, saudável e livre de perigos para seus funcionários, seja na área administrativa, seja no operacional;
- Garantir a liberdade de associação & direito à negociação coletiva, caso pertinente e existindo as condições adequadas para isso;
- Não praticar nem apoiar quem pratique quaisquer tipos de discriminação, nas atividades de contratação, remuneração, acesso a treinamentos, promoção, aposentadoria ou encerramento de contrato de trabalho, devido à raça, religião, costumes, classe social, nacionalidade, idade, sexo, deficiência de quaisquer naturezas, orientação sexual, associação a sindicatos ou afiliação política;
- Não se envolver nem apoiar práticas de utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal para com os funcionários;
- Cumprir as leis regionais e federais que determinam os horários e remunerações de trabalho, das horas extras, das férias e das folgas, pertinentes e do segmento de transporte de cargas;
- Remunerar seus funcionários com soldos capazes de satisfazer as suas necessidades básicas;
- Implantar sistema de gestão capaz de fazer acontecer a Política de Responsabilidade Social, com fóruns para análise crítica de resultados e oportunidades de melhorias.
Externamente, quanto à responsabilidade social, ela se orienta no critério 3 dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Os fundamentos desse Critério são:
- Responsabilidade Socioambiental: as contribuições da TSA para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, do Estado e do País, de forma sustentável, por meio da minimização dos impactos negativos potenciais de seus serviços e gestão na sociedade;
- Ética e desenvolvimento social: as contribuições da TSA no que diz respeito à ética e transparência na condução de seus negócios, direcionando também esforços para o fortalecimento da sociedade, implementando políticas não-discriminatórias (SA 8000), avaliando e zelando pela sua imagem perante sua equipe, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade.